Congressista

From eRepublik Official Wiki
Jump to: navigation, search
Languages: 
EnglishIcon-English.png
ShqipIcon-Albania.png
БългарскиIcon-Bulgaria.png
中文(简体)Icon-China.png
中文(繁體)Icon-Republic of China (Taiwan).png
HrvatskiIcon-Croatia.png
فارسیIcon-Iran2.png
SuomiIcon-Finland.png
FrançaisIcon-France.png
DeutschIcon-Germany.png
ΕλληνικάIcon-Greece.png
MagyarIcon-Hungary.png
ItalianoIcon-Italy.png
한글Icon-South Korea.png
PolskiIcon-Poland.png
PortuguêsIcon-Portugal.png
Portugues BrasileiroIcon-Brazil.png
RomânăIcon-Romania.png
РусскийIcon-Russia.png
СрпскиIcon-Serbia.png
EspañolIcon-Spain.png
TürkçeIcon-Turkey.png
УкраїнськаIcon-Ukraine.png


Política

Sistema de eleição · Eleições presidenciais · Presidente · Lista de presidentes · Administração do País

O Congresso é o principal órgão legislativo de todas as nações do eRepublik. Chegar ao cargo de membro do Congresso, isto é, um congressista, é um dos passos mais importantes na vida de cada político no eRepublik.

Como ser Candidato

Run for congress.png

A condição essencial para ser congressista, para lá de integrar um partido que se encontre no Top5 Nacional à data das eleições, é possuir um nível mínimo de experiência. De acordo com as regras do eRepublik, qualquer jogador com um nível de experiência igual ou superior a 15 (pelo menos 300 Experience Points) pode ser candidato a congressista.

Cumpridas estas duas premissas, entre o dia 16 e 23 de cada mês, os militantes devem ir à página do seu partido e clicar no link referente a Candidatar-se ao Congresso.

  • Clique no botão - Run to congress ESP.jpg
  • Se o militante pretender pode publicar um artigo onde expões o seu programa eleitoral e os motivos pelos quais deve ser eleito para o congresso, colocando um link para o artigo na página de candidatura ao congresso.
  • Clique Concordo
  • O ecrã irá actualizar-se e o jogador irá ler a mensagem: Candidataste para representar o teu partido nas eleições para o congresso. O presidente do partido seleccionará os candidatos oficiais no dia 24.


  • O Botão para Candidatar-se ao Congresso será substituído por dois novos botões Run to congress 2 ESP.jpg
  • Clique no botão Renunciar Candidatura para desistir de concorrer ao Congresso.
  • Clique no botão Editar Candidatura para editar o link da sua apresentação.


No dia 24 a lista dos candidatos ao Congresso será bloqueada e o Presidente do Partido tem o poder de modificar a ordem dos membros desta lista.

Número de vagas no Congresso

Conforme artigo: Divisão dos membros do Congresso

O número total de candidatos ao Congresso por cada partido não carece de um número mínimo de obrigatório, mas obriga a respeitar os máximos de candidatos - e consequentemente de congressistas -por cada partido. O tecto máximo de candidatos ao Congresso varia entre um mínimo de 10 pessoas e um máximo de cem (100) candidatos a congressistas, como se pode ver no quadro abaixo.

Depois de terminadas as candidaturas ao Congresso a nível interno, o presidente de cada partido pode seleccionar quais são os candidatos oficiais do Partido, alterando a ordem de candidatura. Em especial se o número máximo de candidatos superar as vagas existentes. Se o presidente de Partido não fizer as suas escolhas no dia 24, as candidaturas serão definidas pela ordem de chegada dos candidatos: quem se inscrever primeiro, surge em primeiro lugar na lista de candidatos do seu partido e assim sucessivamente. A alteração da ordem de candidatura ao Congresso é um ponto deveras importante e que se encontra apenas nas mãos do presidente do Partido. Este aspecto condiciona claramente as probabilidades de um candidato ocupar uma das vagas existentes nessas eleições.

Dia de Eleição

No dia das eleições, cada jogador poderá votar apenas uma vez - recebendo cinco pontos de experiência pelo voto. Para o fazer poderá clicar no banner que aparece na página principal do eRepublik, através do link Votar existente na parte referente ao congresso na página do seu partido ou indo ao sub-menu Eleições, existente no menu Comunidade.

O número total de congressistas eleitos por cada partido é determinado em função da percentagem de votos obtida face ao total de lugares disponíveis no Congresso, após a recontagem de votos que ocorre entre as 00h00 e as 06h00 eRepublik Time, no dia 16 de cada mês.

Exemplo: O País A ocupa apenas uma região. Face a isso, o Congresso desse País será composto por 10 cidadãos. Ora se nas eleições para o Congresso o Partido A obtiver 30% dos votos, isso significa que elege três congressistas. Os eleitos são, naturalmente e de acordo com as regras, os primeiros três elementos da lista de candidatura. As restantes sete vagas serão distribuídas pelos outros partidos, em função das respectivas votações.

Se um partido obtiver mais votos do que o total de candidatos a congressistas, os mandatos extra obtidos não serão ocupados. Ou seja, se um partido concorrer com seis candidatos, mas obtiver votos suficientes para sete congressistas, o sétimo elemento não será eleito, ficando o congresso com um membro a menos.

Para mais informações Sistema de Votação.

Deveres dos membros do Congresso

O Congresso tem como principal função legislar e votar as suas próprias propostas e as propostas do CP. Ao ser eleito, o cidadão passa a ter acesso a várias ferramentas.

Entre estas ferramentas encontra-se a capacidade de colocar em votação e votar a proposta de selecção de um Inimigo Natural. Esta lei, se aprovada, dará origem a uma Campanha militar contra o país seleccionado, a qual deverá ser iniciada numa região seleccionada pelo Presidente no espaço de 24 horas. Se tal não acontecer, uma campanha será automaticamente iniciada uma região aleatória que esteja ocupada pelo país atacado.

Além disso, os congressistas podem igualmente legislar sobre a alteração de diversos impostos. Entre os quais se encontra a alteração dos valores de impostos pagos sobre a venda de armas e comida no mercado nacional.

Também acessível aos congressistas está a alteração da taxa aplicada aos produtos importados. Esta taxa tem um efeito proteccionista, uma vez que delimita os eventuais ganhos de um jogador com cidadania estrangeira ao vender os seus produtos no mercado português. Estas duas propostas são colocadas em votação em simultâneo.

Outro dos impostos que pode ser alterado pelos congressistas é o Imposto sobre salários, ou Income Tax. Este imposto recai sobre o salário recebido pelos jogadores pelo trabalho na empresa de outrem.

Outra das leis que pode ser proposta pelos congressistas diz respeito à alteração do Salário Mínimo Nacional. Este estipula o valor abaixo do qual nenhum novo salário pode ser oferecido pelos empregadores.

Os congressistas podem igualmente propor a transferência de verbas dos cofres do Estado para as contas de outras organizações ou de cidadãos. As transferências tanto podem ser feitas em moeda nacional como em gold.

No âmbito militar do jogo, congressistas e Presidente podem votar a assinatura de Pactos de Protecção Mútua (MPP). Esta lei apenas pode ser proposta pelo CP, mas tem a particularidade de poder ser proposta por qualquer um dos dois CP’s dos países que vão assinar o MPP.

Uma das propostas de lei mais “importantes” que se encontram ao alcance dos congressistas é a destituição do Presidente do País. Se esta lei for aprovada, o Presidente em exercício abandona de imediato as suas funções, passando a CP o segundo candidato mais votado nas últimas eleições presidenciais. Caso o segundo candidato já não tenha nacionalidade desse país (ou tenha sido banido), será considerado como CP o terceiro candidato mais votado e assim sucessivamente. No limite, o País pode mesmo ficar sem CP por falta de candidatos que reúnam as condições para assumir o cargo.

Ao contrário das restantes leis, a lei do Impeachment apresenta alguns condicionantes. Por exemplo, a proposta de Impeachment, seja ela aprovada ou não, impede que seja lançada nova votação similar nos sete dias seguintes. Para lá disso, a lei só será considerada aprovada se reunir mais de 66% dos votos expressos. Por fim, a lei de Impeachment não pode ser lançada entre as 00:00 do dia 4 e as 23:59 do dia 5.

Outra característica especial é que esta é uma proposta de lei exclusiva dos congressistas. Isto significa que se um Presidente do País em exercício pretender abandonar o cargo terá de solicitar ao Congresso que seja proposta - e aprovada - a sua remoção do cargo. Caso contrário terá de continuar a exercer o cargo até final do mandato.

Também importante, na vertente militar do jogo, é a Lei do Ataque Aéreo, o ataque militar que permite atacar outro país com o qual não exista fronteira física. Também esta é uma lei de iniciativa presidencial, mas que só com o aval do Congresso poderá ser aprovada.

Para lá disso, para ser lançado, o AirStrike tem de cumprir determinados requisitos, nomeadamente em termos da quantidade de Energia (Comida) e Moeda armazenada. Estes valores variam em função da população do país proponente, do número de regiões que este ocupa e do total da população dos países com os quais tem MPP’s assinados. Quando a lei de Ataque Aéreo é aprovada pelo Congresso, uma nova Guerra é iniciada. Tal como no caso dos NE, o país proponente tem 24 horas para iniciar a campanha, numa região à sua escolha. Se não o fizer, uma batalha será iniciada automaticamente numa das regiões do país atacado.

Também de iniciativa presidencial, e a carecer de aprovação do Congresso, é a alteração da Mensagem de Boas Vindas a Novos Cidadãos. Esta é uma mensagem que é enviada automaticamente a cada jogador que se regista no eRepublik,

A emissão de dinheiro - moeda local - é outra das propostas que pode ser lançada pelos Congressistas. Para poder imprimir dinheiro é necessário pagar uma taxa de Gold.

O imposto é calculado com a taxa de 1 moeda nacional = 0,005 Gold. Se a lei para a emissão de moeda nacional for rejeitada, o valor do imposto em gold que foi retido é devolvido à conta do país.

Por fim, os congressistas podem ainda aprovar os pedidos de cidadania que dão entrada na área de Sociedade do País. No início do mandato, cada cidadão eleito dispõe de um determinado número de "passes de cidadania", para concederem cidadania portuguesa a cidadãos estrangeiros.

Alerta

O Presidente e os membros do Congresso receberão um alerta privado sempre que o seu país foi alvo de uma proposta de Inimigo Natural ou AirStrike e quando declarar as mesmas propostas de guerra a outros países.

Mudança de cidadania

Um congressista só poderá mudar de cidadania se renunciar ao seu cargo no congresso. No entanto, o congressista pode mudar de partido durante o seu mandato ou até permanecer sem partido, após a eleição.

See also


Jobs
Official in-game Politics Congress member · Councillor · Governor · Minister of Defence* · Minister of Education* · Minister of Foreign Affairs* · Party member · Party president · President · Prime Minister · Secretary general (party) · Spokesman · Vice president (party)
*There are different minister position, some are official, some not, but all are mentioned in article Minister
Military Commander · 2nd Commander · Captain · Soldier · Military ranks · Aircraft ranks
Economy / Media Employee · General manager · Press director
Historical: eRepublik Rising · eRepublik V1
User created jobs Politics Advisor · Ambassador · Chief of staff · Director · Director of Embassies · Founder · Justice · Minister* · Monarch · Parliamentary group leader · Politician · Recruitment director · Secretary general (alliance) · Secretary of Defense · Secretary of Foreign Affairs · Senator · Speaker · Vice president (country) ·
*There are different minister position, some are official, some not, but all are mentioned in article Minister
Military Advisor · Chief of staff · Commanding officer · Executive officer · Officer · Staff officer · Supreme commander
Economy / Media Advisor · Editor · Founder · Graphic designer · Journalist